quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Feira dos cães doadores de sangue no Parque da Redenção

No dia 31 de agosto ocorreu a Feira dos cães doadores de sangue no Parque da Redenção. Este projeto integra o Programa de Popularização da ciência e foi um sucesso! Muitas pessoas visitaram a banca, foram cadastrados 20 doadores e o melhor: muita gente se informou sobre a doação de sangue canino.

O Brasil contabiliza mais de 20 milhões de animais de rua. Um casal de cachorros pode gerar, em anos, muitos descendentes. Para conscientizar a população sobre a posse responsável, diminuindo as estatísticas de cães e gatos abandonados, estudantes da Faculdade de Veterinária da Ufrgs promoveram ação solidária domingo, no Parque da Redenção, em Porto Alegre. A atividade envolveu entrega de material informativo, campanha de doação de sangue animal e adoção de animais.

O principal problema no abandono dos bichos está na falta de planejamento. 'As pessoas não se dão conta que na medida em que pegam um animal precisam oferecer cuidados como ração e vacina, além de levar ao veterinário e que isso tem um custo', observou Kairuan Camera Kunzler, do diretório acadêmico da Faculdade de Veterinária da Ufrgs. Na sua avaliação, para resolver o problema do abandono de animais, não basta apenas doá-los, mas tentar conscientizar as pessoas que os pegam para que os mantenham.
Matéria publicada no Correio do Povo de 31 de agosto de 2009, Página 22.


Vídeo criado pelo diretório acadêmico da veterinária sobre a doação de sangue canino:


Nenhum comentário:

Postar um comentário